PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


A evolução da cidade é resultado das modificações quantitativas e qualitativas na gama de atividades urbanas existentes nela. Sendo assim, muitas vezes são necessárias adaptações dos espaços para a realização dessas atividades - com o objetivo de garantir que eles sejam espaços acessíveis - e da própria infraestrutura que os serve.

Sabendo-se disso, a localização das atividades urbanas procura levar em consideração, EXCETO:


A acessibilidade dos espaços adaptados às atividades urbanas, ou seja, a facilidade de deslocamento de pessoas ou cargas entre eles e outros locais de interesse na cidade e na região.


A possibilidade de utilização da capacidade ociosa ou da permissão de reforços dos meios de transporte coletivo.


A possibilidade de utilização da capacidade ociosa ou da ampliação dos subsistemas de infraestrutura, de forma a evitar sobrecargas que impeçam a manutenção dos padrões mínimos de atendimento previstos.


As necessidades quanto a equipamentos sociais urbanos: creches, clubes sociais, centros de ações sociais, centro médico, hospitais, centros culturais, escolas, entre outros, no caso de áreas comerciais e industriais.


A necessidade de espaços adaptados a essas atividades, aproveitando-se espaços vagos em edificações existentes para criar novos espaços através de reformas ou da construção de edificações novas em terrenos vazios em áreas obtidas pela destruição ou remoção das edificações existentes.

Complete as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

Vias ___________________ servem, também, ao tráfego de veículos de transporte coletivo.

Vias ____________________ apresentam utilização mista, isto é, são utilizadas tanto por veículos como por pedestres.

Vias ____________________ são de alta velocidade, unidirecionais, não possuem cruzamento e podem ter também mais de duas pistas de rolamento.

Vias ____________________ não são indicadas para tráfego de pedestres.

Vias ____________________ são, em geral, denominadas avenidas e interligam áreas distantes. Podem possuir volume e velocidade de tráfego elevado e suas pistas são unidirecionais.


I – coletoras; II – locais; III – expressas; IV – expressas; V – arteriais


I – locais; II – coletoras; III – arteriais; IV – expressas; V – arteriais


I – arteriais; II – coletoras; III – arteriais; IV – locais; V – expressas


I – coletoras; II – locais; III – arteriais; IV – expressas; V – coletoras


I – arteriais; II – locais; III – coletoras; IV – expressas; V – expressas

De acordo com as recomendações e instruções do Método de Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis do DNIT, os tipos de tráfego podem ser conceituados como: tráfego muito leve, tráfego leve, tráfego médio e tráfego pesado. Aquele tráfego característico de ruas ou avenidas para as quais é prevista a passagem de caminhões ou ônibus em número de 400 a 1000 por dia, por faixa de tráfego é o:


tráfego médio


tráfego pesado


tráfego leve


tráfego intenso


tráfego muito leve

Páginas: 12345678910
1112